Rótulos adesivos

A apresentação do seu
produto é sua
prioridade?

A qualidade visual é decisiva para gerar mais vendas no PDV

Rótulos

Os rótulos adesivos são elementos gráficos que compõem a identidade visual de um produto, e tem como função destacar-se dos concorrentes informando o consumidor no ponto de venda.

Em um expositor de supermercado, o seu produto estará competindo com diversas marcas pela atenção do cliente por isso, é essencial que o rótulo consiga vender o seu produto sem nenhum outro tipo de impulso promocional. 

Quais são os rótulos adesivos ideais?

Rótulos adesivos ideais serão aqueles que fazem o seu produto se destacar dos concorrentes, agregando valor visual por meio de um design e acabamento de qualidade. Porém para que isso ocorra, é preciso sempre atentar-se para alguns detalhes técnicos, que caso sejam deixados de lado, resultarão em desgaste prematuro do rótulo. 

O principal cuidado é entender em qual tipo de substrato esse rótulo será aplicado e onde o seu produto ficará exposto. Por exemplo, um rótulo feito em papel couché, oferece um custo benefício muito bom, mas não é indicado para ficar em contato com ambientes úmidos ou refrigerados, pois nessas condições este material pode esfarelar. Em um produto que terá contato com superfícies molhadas, o ideal é a utilização do filme BOPP, neste o material possui características próprias para esta finalidade.

A superfície aplicada também precisa ser levada em conta (vidro, plástico, papelão, etc), para determinar qual cola oferecerá a melhor aderência no longo prazo. Todos esses detalhes somados resultarão em uma melhor apresentação estética no produto final.

Precisa de ajuda para decidir qual é o rótulo ideal para o seu projeto? Então entre em contato com os nossos especialistas.

Outras categorias

Rótulo Papel Couché

Rótulos

Impressão sob medida para destacar seu produto no ponto de venda.

Ver todos
Etiquetas personallizadas

Etiquetas

Confira as etiquetas para todos os segmentos de mercado.

Ver todos
Bobina térmica amarela

Suprimentos

Bobinas e Ribbons para suprir impressoras de etiquetas.

Ver todos
Embalagem flexível
Em breve

Embalagens

Embalagens flexíveis que oferecem uma melhor experiência com o seu produto.

Ver todos

Quais os principais substratos para rótulos?

Os rótulos possuem uma vasta gama de substratos (matéria prima), acabamentos e processos gráficos distintos. Porém é possível classificar alguns dos materiais e acabamentos mais utilizados na rotulagem de produtos:

Papel couché

Os rótulos em couché são os mais populares, por conta da boa aderência à tinta de impressão e pelo custo benefício. Possui uma superfície lisa e semibrilhante que fideliza bem com as cores especificadas no projeto. A principal desvantagem desse tipo de material é a baixa resistência à água, sendo desaconselhável para ambientes úmidos.

Rótulo BOPP

Esse tipo de material é também um dos mais utilizados tanto para rotulagem quanto para etiquetagem. Pode ser transparente, brilhante, fosco ou metalizado. Sua superfície adere muito bem à tinta e oferece uma ótima resistência à água. Sua principal desvantagem é que ele não é o mais indicado para embalagens flexíveis, por esse tipo de material não ter uma boa elasticidade.

Rótulo adesivo

O rótulo adesivo é sempre colado na superfície da embalagem e possui uma boa aderência a diversos tipos de materiais. Pode ser produzido tanto em material opaco ou transparente.

PEAD

O rótulo PEAD significa Polietileno de Alta Densidade e é muito comum sua aplicação em embalagens do segmento frigorífico como, carnes, embutidos, entre outros. O rótulo PEAD não possui adesivo e é aplicado entre o produto e a embalagem a vácuo. As tintas e o substrato PEAD são próprias para o contato com os alimentos e não oferecem risco de contaminação.

Os principais acabamentos para os rótulos são:

Cold stamping

É um tipo de acabamento metalizado podendo ser prata ou dourado. Leva esse nome porque o filme metalizado é transferido por uma fita com adesivo à frio sobre o rótulo. Muito utilizado quando o cliente quer um detalhe de metalizado no material BOPP branco ou transparente.

Delan-Relan

É um processo de impressão feito na parte interna do adesivo, ou seja, na cola do rótulo, juntamente com a impressão na parte da frente. Tudo isso em um único sistema que permite você, por exemplo, ter um excelente acabamento visual e ainda adicionar especificações técnicas na parte interna.

Esse processo pode ser realizado com o Papel Couché ou em BOPP. Onde sua aplicação será em embalagens transparentes.

Laminação Brilho/Fosca

É indispensável contar com um ótimo acabamento para os rótulos, para isso existe o processo de laminação que tem o objetivo de proteger e enobrecer o rótulo.

A laminação é um processo de aplicação de uma lâmina plástica (BOPP) sobre o rótulo impresso, tornando-o visualmente mais atrativo, além de conservar a tinta por muito mais tempo, evitando o desbotamento e o atrito. Esse acabamento é indicado para produtos que ficarão expostos por muito tempo, que estejam no sol, tenham contato com produtos que possam danificar a impressão no material ou que precisem de um destaque e enobrecimento a mais.

Verniz

O verniz é um tipo de acabamento aplicado após a impressão que oferece uma maior nitidez ao rótulo, além de servir para deixar as cores mais vibrantes.

O verniz possui dois tipos de aplicação, sendo essas: o verniz brilho e o verniz fosco. O verniz brilho é responsável por trazer uma camada extra de brilho sob o rótulo, já o verniz fosco, tende a deixá-lo mais opaco, removendo a propriedade de alta reflexão do objeto.

Efeito Holográfico ou Cast & Cure

Os efeitos de hologramas em impressos são uma excelente ferramenta para a diferenciação, valor agregado e prevenção de falsificação. O processo Cast & Cure cria um acabamento de brilho em partículas geométricas dependendo do ângulo de incidência da luz, sem precisar de laminação. Pode ser aplicado total ou localizado e em padrão com o impresso.

Esses são apenas alguns dos principais tipos de acabamento utilizados no mercado flexográfico que é bastante vasto.

Sempre que for iniciar o projeto de um rótulo, é importante manter o contato com um especialista do ramo, por conta das diferentes variáveis técnicas de materiais e acabamentos. 

Ler mais Fechar

Últimas do Blog

Especificações para a etiqueta inmetro pneus

Especificações para a etiqueta inmetro pneus

As etiquetas adesivas para alta temperatura foram desenvolvidas para suportar temperaturas elevadas sem se deteriorar e manter as informações nítidas do produto ou equipamento em questão.

20/06/2022
Etiquetas para alta temperatura

Etiquetas para alta temperatura

As etiquetas adesivas para alta temperatura foram desenvolvidas para suportar temperaturas elevadas sem se deteriorar e manter as informações nítidas do produto ou equipamento em questão.

20/06/2022
Etiquetas para automação

Etiquetas para automação

As etiquetas para automação servem para organizar melhor os produtos em estoques e pontos de venda, impressas com impressoras térmicas, contém informações variáveis, específicas sobre o produto ou conjunto de produtos em uma caixa.

20/06/2022
Etiquetas para frigoríficos

Etiquetas para frigoríficos

Etiquetas para frigoríficos devem ser etiquetas resistentes a umidade e por isso são confeccionadas com bopp (polipropileno biorientado). As etiquetas para frigoríficos, possuem uma característica específica, pois são adesivos para baixa temperatura e por isso servem para frigoríficos.

20/06/2022
Atendimento ao cliente

Converse conosco